Salipi2016Após uma semana de intensa programação, o Salão do Livro do Piauí encerrou no último domingo, 19, com uma grande notícia – o evento foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do município de Teresina.
A proposta foi apresentada em janeiro deste ano pelo vereador Antonio Aguiar (PP) ao prefeito Firmino Filho (PSDB). E durante a solenidade de encerramento da 14ª edição, o chefe do Executivo assinou o decreto que outorgou o título ao evento organizado pela Fundação Quixote.

Segundo Kássio Gomes, presidente da fundação, o título abre as portas para mais investimentos e apoios à feira. “Sempre buscamos um Salão melhor para o público, especialmente para as crianças, e esse título é um reconhecimento importante desse trabalho. Poderemos nos beneficiar com a inclusão do Salipi no orçamento popular, o que vai permitir que nós façamos uma feira ainda melhor”, comemorou o presidente, acrescentando que em 2017 o Salipi seguirá reunindo grandes nomes da literatura nacional e piauiense.

Antonio Aguiar enfatizou que o Salipi, ao longo dos últimos 14 anos, deu uma contribuição singular para o enriquecimento e difusão da cultura piauiense.

“O Salipi é um evento de grande importância para nossa capital e para o Estado, pois contribui com a divulgação das potencialidades locais, da nossa riqueza cultural, literária e dos escritores da terra. Por meio desse evento, observamos um incentivo sem igual ao bom hábito da leitura, o que acaba contribuindo para que consigamos manter viva a nossa cultura, e disseminá-la para outras partes do mundo”, ressaltou o vereador. Antonio Aguiar.

“A sociedade já abraçou o Salão, e acreditamos que o poder público é importantíssimo para que o evento não apenas prossiga, mas cresça a cada ano”, concluiu Kássio Gomes.

A 14ª edição do Salipi teve como tema “Onde estou as palavras me acham”, frase do escritor Manoel de Barros, que foi homenageado por ocasião do seu centenário de nascimento. O escritor português Virgílio Ferreira foi outro homenageado. E o patrono do Salão foi o escritor Álvaro Pacheco, piauiense radicado no Rio de Janeiro.

O encerramento do Salipi contou com apresentações de Soraya Castelo Branco e de Osvaldo Montenegro.

 

Conteúdo relevante??? Compartilhe!!!