O candidato à reeleição para prefeito de Parnaíba Florentino Neto, da coligação Unidos por Parnaíba, foi o vencedor do debate realizado na tarde e noite desta quarta-feira (28) pela Rádio Cidade e Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Parnaíba, e que teve os jornalistas Kairo Amaral e Tiago Mendes como mediadores. Participaram também do debate os candidatos Tererê (PSDB), Gerivaldo Benício (PDT) e Mão santa (SD).
Realizado no auditório da entidade representativa dos advogados, o debate teve momentos de acirramento entre os debatedores e de euforia dos militantes que se aglomeraram na frente do prédio da subseção. O candidato mais atacado foi Florentino Neto, que reagiu com o melhor desempenho individual, principalmente quando rebatia críticas e afirmações do candidato Mão Santa.
Um dos momentos de maior firmeza em suas colocações, foi quando Florentino se defendeu de acusações de Mão Santa que considerou a atual gestão administrativa “um caos”. Enfático, Florentino respondeu que caos seria o fato de Mão Santa ter governado o Piauí por sete anos e não ter sido capaz de restaurar a Santa Casa de Misericórdia, de dotar aquele hospital de uma UTI, é ter aumentado indiscriminadamente as AIHS para os hospitais de uma forma que gerou vários processos judiciais. Enquanto falava, Mão Santa pediu direito de resposta, ao que Florentino completou: “O direito de resposta pode até ser concedido, mas não poderá cancelar a sua cassação por corrupção”.
O prefeito atual de Parnaíba disse que Mão Santa insiste em comparar os quatro anos do atual mandato de prefeito com o que chamou de “vida toda de oportunidades” do adversário que já foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Parnaíba, governador por duas vezes (sendo cassado no final do último mandato por corrupção) e, por fim, senador da República. Num bloco anterior, Florentino já havia desafiado Mão Santa a comparar tudo o que ele havia conseguido para Parnaíba ao longo de todos os seus mandatos, com apenas quatro anos da atual administração municipal.
Outros momentos de exaltação foram protagonizados por Deusimar Brito (Tererê) e Gerivaldo. O candidato tucano acusou Mão Santa enganar a população de Parnaíba por meio do seu discurso peculiar. Ele também culpou Florentino pelos problemas ambientais da Lagoa do Portinho, mas endossou respostas de Gerivaldo por duas vezes. Gerivaldo foi enfático nas críticas ao governo de Florentino, referindo-se principalmente a áreas como educação e saúde.