Na noite desta terça-feira, dia 25/10/2016, foi realizada Assembleia Geral dos Docentes do CMRV na “Tenda de Resistência” instalada na praça central do Campus Ministro Reis Veloso da UFPI EM Parnaíba (CMRV) onde mais uma vez marcaram posição contra a PEC 241 que congela os orçamentos da Saúde e da Educação. A Assembleia obteve grande sucesso e contou com a participação de mais de 50 professores entre associados e não associados da ADUFPI em uma assembleia livre e de expressiva participação!
Os professores demonstraram seu descontentamento e repúdio com a PEC 241 e outras propostas e medidas do atual governo, além de toda a sua disposição para a mobilização e luta. Entre os professores que se manifestaram durante a Assembleia, o Prof. Dr. José Ivo Pedrosa, Coordenador do Curso de Medicina da UFPI/Parnaíba, salientou os efeitos nocivos do congelamento dos investimentos mínimos do governo em Saúde pelos próximos 20 anos previsto na PEC 241 sobre saúde pública e coletiva, inclusive com o possível ressurgimento de doenças antes debeladas. Já o Prof. Dr. Josenildo Souza, Diretor da Estação de Piscicultura da UFPI/CMRV, criticou duramente o discurso dos apoiadores da PEC 241, qualificando como um “mito” a ideia de que a medida vem para solucionar a crise financeira e favorecer o desenvolvimento do País. O Prof. Dr. Johnson Fernandes Nogueira, Geólogo e docente do Curso de Biologia, manifestou-se categoricamente contra a PEC 241, a qual considera uma forma de desvio dos recursos públicos para o setor privado e com óbvias perdas para a sociedade.
Todos estes professores conclamaram os docentes a defender a posição contra a PEC 241, as reformas da Previdência e do Ensino Médio, entre outras medidas e a partir para ações concretas dentro e fora da UFPI, inclusive dialogando com alunos, pais de alunos e entidades e instituições da nossa Cidade.
Os professores presentes posicionaram-se a favor das falas e contra a PEC 241 e as demais medidas e propostas em do atual governo em andamento. Entre as decisões aprovadas por unanimidade pela Assembleia estão: 1) Entrar em ESTADO DE MOBILIZAÇÃO PERMANENTE PARA CONSTRUÇÃO DA GREVE GERAL DO SERVIÇO PÚBLICO; 2) Manifestar através de moção APOIO AO MOVIMENTO DOS ESTUDANTES DO CMRV e UFPI; e 3) Intensificar a mobilização e a programação de ATIVIDADES CULTURAIS, DE PROTESTO, E DE FORMAÇÃO E DISCUSSÃO com todas as categorias da UFPI e externas.
A programação de mobilização dos professores continua nesta semana, com Debate sobre a PEC 241 marcado para às 17:30 horas e com cortejo pelo Campus da UFPI e concentração na Tenda da Resistência a partir das 16:00 horas.