Secretária de Infraestrutura fala aos vereadores.

A Câmara de Parnaíba autorizou o prefeito Mão Santa a contrair empréstimo no valor de R$ 5 milhões junto à Caixa Econômica Federal sob a justificativa que esse dinheiro servirá para o município fazer frente a contrapartida de obras conveniadas com o governo federal. Entretanto o município não apresentou um plano de aplicação desses recursos, especificando as obras e projetos a serem contemplados.

Ovacionada por um grande número de servidores comissionados, que lotavam as galerias da Câmara Municipal, a secretária de infraestrutura, Maria das Graças Nunes, apresentou suas justificativas para a proposta de empréstimo. Os ânimos na sessão estiveram muito exaltados, principalmente porque pelo menos quatro vereadores se posicionaram contra o empréstimo. Todas as vezes que tentavam falar no plenário tinha suas vozes abafadas pelas manifestações da plateia fiel à secretária de infraestrutura, que é a pessoa do governo responsável pela articulação direta com os vereadores da base.

A oposição tem se manifestado com o entendimento de que o momento de crise que vivem as prefeituras brasileiras não recomendaria o endividamento, cujas parcelas serão abatidas do Fundo de Participação do Município (FPM). Esta é a mesma fonte de recursos utilizada para o pagamento dos servidores da maior parte das secretarias, de onde sai também um repasse mensal para complementar o pagamento de aposentados e pensionistas do IPMP.

A oposição receia que os descontos no FPM possam comprometer a folha de pagamento dessas folhas, principalmente porque a administração de Mão Santa já vem enfrentando dificuldades mensais para fechar a folha. A secretária de Infraestrutura disse que sem o empréstimo a Prefeitura iria deixar de concluir obras, além de ter que devolver dinheiro. Vereadores da oposição reclamam da falta de transparências nas justificativas da Prefeitura.

Os vereadores que votaram contra a autorização para o Município contrair empréstimo, foram: Ricardo Véras, Daniel Miranda, Carlos Alberto (Beto) e Fátima Carmino. A autorização para o prefeito Mão Santa contrair o empréstimo foi aprovada pelos vereadores Carlson Pessoa, Geraldinho, Daniel Jackson, Bernardo Lima, Francisco Da Paz, Joãozinho do Trânsito, Irmão Marquinhos, Antônio Diniz e Reinaldinho.

 

 

Conteúdo relevante??? Compartilhe!!!