O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova do Enade de 2017 realizada pelo Ministério da Educação (MEC) acontecerá neste domingo, dia 26 de novembro.

A Profa. Dra. Teresa Christina Torres Honório Silva, Procuradora Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal do Piauí (UFPI), falou sobre o exame. “Quem realiza o ENADE são as Universidades Federais e as Faculdades Particulares que são regidas pelo Conselho Federal. Quando recebemos a portaria referente ao ENADE nós comunicamos ao Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e a Diretoria de Administração Acadêmica (DAA). Então, esses setores fazem o levantamento de quantos estudantes dos Cursos que estão dentro do ciclo avaliativo de 2017 que deverão realizar o exame. Os estudantes têm que responder o questionário com sensibilidade e atenção, assim colocando a realidade do ensino e da instituição, pois a nota do Enade é resultado de tudo que vem sendo desenvolvido na área em que o aluno estuda”, concluiu .

A Profa. Dra. Aurenivia Bonifacio de Lima, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, explicou como funciona o exame. “O coordenador faz a inscrição dos alunos ingressantes e concluintes por meio do  Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) . Em seguida, os próprios devem verificar seus dados e depois preencher  um questionário que têm várias questões desde estrutura à programas sociais que a Universidade oferece. Depois dessa etapa o estudante vai saber o local da prova”, proferiu.

Para realizar o prova, o aluno tem que possuir 80% da carga horária do seu curso, além de estar cursando a graduação que participa do ciclo avaliativo do referente ano. “A nota avaliativa do curso conta com o questionário, a nota do desempenho do ENADE e a avalição da instituição. Grande parte da nota é atribuição do aluno, então nós aconselhamos que as pessoas que vão realizar o Enade façam o melhor na hora do exame, pois os alunos que têm 80% da carga horária têm bastante conhecimento sobre a graduação em que está concluindo”, destacou a Professora Aurenivia Bonifacio.

O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Assim, o aluno que está na lista de realização do Enade só irá colar grau se tiver realizado a prova.

Assista no vídeo os cursos que serão avaliados.

Conteúdo relevante??? Compartilhe!!!