Com o intuito de dialogar os veículos e profissionais de comunicação, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promoverá o Seminário “Mídia e Direitos Humanos em Tempos de Sombrios”, no dia 07 de dezembro (quinta-feira), a partir das 15 horas, no Auditório da Instituição. O evento é uma promoção da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado Federal e Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí). Apoiam o evento as Comissões da OAB-PI de Apoio à Vítima de Violência, Direitos Difusos e Coletivos, da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e da Diversidade Sexual.

O debate busca estimular as boas práticas jornalísticas, fomentando a abordagem mais humanizada dos direitos humanos, a fim de restabelecer a imagem autentica dos direitos humanos como instrumento civilizatório, uma conquista da civilização que deve ser preservada em qualquer situação.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, Marcelo Mascarenhas, é preciso desconstruir a imagem equivocada que é difundida no senso comum e, muitas vezes, com a colaboração dos meios de comunicação de que os direitos humanos são direitos que só protegem uma parte marginal da sociedade. “Precisamos desconstruir essa imagem para mostrar que os direitos humanos são voltados para todas as pessoas e que a dignidade da pessoa humana tem que ser preservada em qualquer situação. Sentimos, então, a necessidade de fazer esse diálogo diretamente com os veículos de comunicação”, diz.

O seminário é uma forma de refletir sobre o fazer jornalístico e como inserir a questão direitos humanos nas pautas. “Percebemos que muitos jornalistas só abordam a questão dos direitos humanos quando são direitos de pessoas presas que foram violados. Mas o direito da criança e adolescente, direito dos idosos, da população de rua, dos trabalhadores rurais, das mulheres, da diversidade sexual são dimensões dos direitos humanos que precisam ser resguardados e que nem sempre a imprensa aborda de uma forma adequada”, completa Marcelo Mascarenhas.

A jornalista Cynara Menezes ministrará a conferência de abertura com o tema “Comunicação como direito humano fundamental”.  A palestrante tem passagens por diversos meios de comunicação nacional, como o Jornal Folha de S. Paulo, Veja e Carta Capital.  Pela sua atuação, em 2013, recebeu o Troféu Mulher Imprensa, na categoria “Jornalista de Mídias Sociais”.

Durante o Seminário, serão debatidos ainda os seguintes temas: Mídia e Diversidade Sexual, Racismo na Mídia e a Violência Contra a Mulher e Mídia. Poderão participar estudantes, profissionais e pesquisados do Direito e da Comunicação Social, além de demais interessados no tema.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.oabpi.org.br/inscricao. Está sendo sugerida a doação de 1kg de alimento não perecível aos participantes, que receberão certificado de 06 horas/aula, emitido pela ESA-Piauí. Outras informações (86) 2107-5823.

 

Confira a programação:

 

Data: 07/12/2017

 

15h – Abertura do Seminário com a presença da senadora Regina Sousa, presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado

 

15h30 – Mesa 01: Comunicação como direito humano fundamental

Palestrante: Cynara Menezes (jornalista brasileira. Foi repórter em diversos veículos de comunicação, como Folha de São Paulo, Veja e Carta Capital, atualmente, trabalha no Blog Socialista Morena, que fundou em 2013. Por seu trabalho jornalístico, especialmente na temática política, recebeu em 2013 o Troféu Mulher Imprensa, na categoria “Jornalista de mídias sociais”)

Mediadores: Marcelo Mascarenha (presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PI) e Cínthia Lages (jornalista)

 

16h30 – Mesa 02: Mídia e Diversidade Sexual

Mediador: Glaudson Lima (Vice-Presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/PI)

Debatedoras: Clarissa Carvalho (professora de Jornalismo da UESPI, Doutoranda em Comunicação), Malu Porto (membra da Comissão da Diversidade Sexual, da OAB-PI, mestra em Sociologia-UFPI) e Carmen Ribeiro (MATIZES)

 

17h30 – Coffee Break

 

17h45 – Mesa 03: Racismo e Mídia

Mediadora: Geysa Costa (Presidenta da Comissão de Direitos Difusos e Coletivos da OAB/PI)

Debatedoras: Andreia Marreiro (Vice-presidenta da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB/PI, Mestra em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB), Leide Sousa (jornalista e produtora cultural) e Gorete Gonzaga (jornalista, ativista sócio-cultural, com especialização em cultura latino-americana, pela universidade de San Andres, Buenos Aires, Argentina.)

 

18h45 – Mesa 04: Mídia e Violência contra a Mulher

Mediadores: Sabrina Araújo (Vice-Presidenta da Comissão de Apoio à Vítima de Violência da OAB/PI), Layla Soares (Secretária da Comissão de Apoio à vítima de violência da OAB/PI)

Debatedoras: Eugênia Villa (delegada), Sávia Barreto (Jornalista, Mestra em Comunicação e Doutoranda em Políticas Públicas) e Danny Barradas (professora de argumentação do Instituto Dom Barreto)

 

Conteúdo relevante??? Compartilhe!!!