Os kits serão entregues às equipes Estratégia Saúde da Família.
A Secretaria de Estado da Saúde inicia processo licitatório para aquisição de kits de estesiômetro para identificação e diagnóstico da hanseníase. Os kits serão entregues às equipes Estratégia Saúde da Família. A autorização do edital foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, nesta quinta-feira (25), durante o I Workshop Estadual da Hanseníase.
“A aquisição dos kits para avaliação neural, que serão disponibilizados às equipes Estratégia Saúde da Família será fundamental para o um diagnóstico preciso. A Atenção Básica terá mais um instrumento para a avaliação neural, o que vai ser um diferencial para o tratamento do paciente com hanseníase”, afirma Florentino.
Além da aquisição dos kits, o secretário autorizou a reforma do Hospital Colônia de Carpina, em Parnaíba, atendendo a reivindicação do Movimento Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).
Outra ação estratégica é a capacitação de profissionais que atuam nos municípios, para o diagnóstico precoce e o imediato encaminhamento para a rede de atendimento, cujo tratamento é gratuito e feito nos 224 municípios. Aqueles casos de maior complexidade são encaminhados para clínicas de referência, como o Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina.
Mutirão
Neste sábado (27), a Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), numa atividade da Secretaria de Estado da Saúde, e em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza o mutirão para identificar possíveis casos de hanseníase e alertar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce.
Para participar do mutirão, que acontece das 8h às 12h, a pessoa precisa apresentar a carteira de identidade (RG) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é importante não esquecer o Código de Endereçamento Postal (CEP) da rua/avenida em que mora, para o preenchimento da ficha de participação.
A Clínica Dermatológica do HGV fica na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, Centro-Sul, em frente ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP).
Fonte: pi.gov.br