A Polícia Civil do Piauí, através da Diretoria de Inteligência da SSP/PI, realizaram na data de ontem (8) a Operação Perseverare (palavra italiana que significa perserverança, persistir, permanecer). A operação é relativa à elucidação da autoria do homicídio qualificado que vitimou o agente penitenciário José Silvino da Silva, em caso ocorrido na cidade de Parnaíba, no dia 22 de novembro.
A Operacão deu-se simultaneamente nas cidades de Castanhal-PA e Porto Velho-RO, onde foram presos dois dos autores do crime. Com as investigações foram presos: Marcilene Leonardo Ferreira, presa em Castanhal-PA; Cândido de Souza Araújo, preso em Porto Velho-RO; e Rauellison de Souza Araújo, preso na Casa de Custódia em Teresina-PI.
A operação contou com o apoio da Secretaria de Justiça do Estado do Piauí, GRECO, Delegacia de Homicídios de Parnaíba, e das Polícias Civis do Pará e de Rondônia. Hoje, ao meio dia, será concedida uma entrevista coletiva, na sede da Secretaria de Segurança, com maiores detalhes sobre a Operação.
Entenda o caso
O coordenador da penitenciária Mista de Parnaíba, José Silvino da Silva, 56 anos, foi assassinado a tiros na noite do dia 22 de novembro de 2017. A vítima, que também era empresário, estava fechando seu estabelecimento comercial quando dois homens em uma motocicleta atiraram contra ele.
O caso foi considerado pela polícia como execução, já que a dupla não roubou nada do agente penitenciário e os dois já chegaram atirando. Foram efetuados, pelo menos, três disparos na região da cabeça de José Silvino, que morreu na hora. José Silvino era casado e tinha filhos.
Fonte: Portal Cidade Verde