O governador Wellington Dias visitou na manhã deste sábado, 6, as regiões atingidas pelas chuvas, em Parnaíba. No local, conversou com moradores e destacou que nos próximos dias será apresentado projeto de macrodrenagem na região para o escoamento das águas tanto em Parnaíba como Luís Correia e Ilha Grande.

Wellington falou que há soluções possíveis de serem resolvidas mas reconhece que o ideal é ter uma alternativa de habitação em regiões mais altas. “É necessário dar um destino para que áreas vulneráveis não sejam ocupadas com novas habitações”, explica, enfatizando que esteve no Ministério da Integração Nacional que sinalizou para realização de obras para solucionar problemas que são recorrentes.

O governador destacou o trabalho feito pela prefeitura de Parnaíba, agradeceu a solidariedade da população que se envolveu e recebeu famílias em suas casas. A ajuda humanitária é importante e urgente e neste momento há todo um cuidado em conseguir abrigos, medicamentos, disse o governador.

Ele afirma que há outras 16 regiões atingidas e neste momento há um acerto com a CHESF para que não haja liberação das águas da Barragem de Boa Esperança. “A ideia é que haja um controle com a CHESF para que o problema não venha se agravar ainda mais”, afirma.

O governador declara que o projeto de macrodrenagem para solucionar o problema não é barato e só a Prefeitura não tem condições de executar, portanto, é necessário parceria com os governos Federal e Estadual. Será firmado convênio com municípios para solucionar esses problemas”, garante Wellington, explicando que no caso de Ilha Grande há necessidade de uma grande obra de mobilidade urbana.

Segundo o secretário de Defesa Civil, Raimundo Filho, o Governo do Estado vem prestando auxílio e ajuda humanitária e vai trabalhar na recuperação de áreas degradadas.

Em Parnaíba, os bairros mais atingidos por alagamentos são: Piauí, Do Carmo, Vazantinha, Fazendinha, Catanduvas e São Judas Tadeu. “Este é um momento que tanto os municípios quanto o Governo do Estado e o Governo Federal precisam estar unidos para reduzir os danos causados, mas também para prevenir novos problemas.  “Vamos unir esforços para levar a assistência que essas famílias precisam no momento. Qualquer ajuda é bem-vinda e estamos disponibilizando toda a equipe do governo para dar o amparo adequado aos atingidos pelas chuvas”, disse Wellington Dias.

Conteúdo relevante??? Compartilhe!!!