Teresina foi a 11ª cidade a receber o revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, no 39º dia de peregrinação pelo país sede das Olimpíadas 2016 e também foi o local de encerramento da passagem do fogo Olímpico em terras piauienses, nessa sexta-feira (10). O governador Wellington Dias participou desse momento histórico para o estado e destacou que a probabilidade desse evento voltar a se repetir no mesmo país é de 150 a 200 anos.
O percurso de 17km percorridos pelo revezamento em Teresina encerrou na Ponte Estaiada. Antes, a tocha passou pelas ruas da capital, com destaque para a Avenida Frei Serafim, Palácio do Karnak, Praça Pedro II, Lagoa dos Norte. Wellington Dias, o prefeito Firmino Filho; o deputado federal Assis Carvalho e os secretários Fábio Abreu (Segurança) e Merlong Solano (Governo), dentre outras autoridades, participaram do evento.
O chefe do executivo estadual, que já acompanhava o trajeto do revezamento do símbolo olímpico pelas cinco cidades piauienses por onde passou antes de chegar a Teresina (Parnaíba, Piracuruca, Piripiri, Campo Maior e Altos), ressaltou a importância da chama estar no Piauí e pediu que as pessoas assistam a luta da judoca Sarah Menezes, no dia 6 de agosto, durante as Olimpíadas.
“É emocionante o calor com que o piauiense recebe e a passagem do fogo olímpico reascende a nossa fé e esperança na realização de um evento que oportuniza o esporte. Convido toda a população piauiense a assistir, no dia 6 de agosto, a luta da nossa judoca Sarah Menezes, que estará representando o nosso país. Vamos torcer juntos”, convoca Wellington.
O prefeito da capital, Firmino Filho, disse que Teresina recebe de abraços abertos a tocha e que a cidade incorpora o momento. ” É um dia histórico, onde o espírito olímpico chega à Chapada do Corisco”, disse o gestor.
O último condutor da tocha em Teresina e responsável por acender a pira no palco instalado na Ponte Estaiada, foi o agricultor Raimundo Alves, que emocionado, pediu que todos compartilhem esse espírito olímpico e definiu o momento como maravilhoso e mágico.
Na oportunidade, o agricultor também lembrou das pessoas que estão no mundo das drogas para que estas simbolicamente também fossem iluminadas pelo fogo olímpico. “O esporte é saúde. Por isso eu tenho a honra de ter sido indicado pelo comitê para representar minha comunidade. É o momento que devemos mostrar que somos educados e podemos disputar com qualquer nação. Vença quem for o melhor”, disse Raimundo Alves.
O revezamento da Tocha Olímpica anuncia a chegada dos jogos e dá início à maior celebração esportiva do mundo. Até 05 de agosto, a chama Olímpica irá passar por 327 cidades de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.