Lançado em abril de 2016, o programa Pré-Enem Seduc já atendeu milhares de estudantes da capital e do interior do estado que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não só repassando conteúdos das disciplinas, mas também motivando e orientando para essa que é a principal porta de entrada para as Instituições de Ensino Superior. Faltando apenas um mês para a aplicação das provas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fará ainda mais quatro revisões.
Durante o mês de outubro, os alunos terão quatro revisões. A primeira será no dia 16, em Teresina, no auditório Luís Pires, no Centro de Convenções do Atlantic City, a partir das 8h. Serão abordadas as disciplinas de Biologia, Química, História, Geografia e Gramática, ministradas pelos professores Alissony, Carlos Alberto, Cláudio Nunes, José Neto e Fernando Santos, respectivamente.
No dia 21 será a vez de Bom Jesus; dia 22 em Picos/Oeiras e Corrente; e São João do Piauí, no dia 23. As revisões no interior são uma novidade trazida pelo programa como forma de descentralizar o preparatório para o Enem e dar a mesma oportunidade a todos os estudantes.
“Uma das prioridades da Seduc, com relação às revisões para o Enem em 2016, foi a democratização do ciclo de atividades. Queremos obter melhores resultados na educação como um todo e, para isso, ampliamos o acesso às aulas com as Revisões Itinerantes, passando por vários municípios do Piauí”, explica a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias.
A programação do Pré-Enem Seduc será encerrada com o Corujão da Vitória, em Teresina, a partir das 20h do dia 29 e encerrando às 6h, do dia 30 de outubro.
De acordo com o superintendente de Ensino Superior da secretaria, Ellen Gera Moura, essa é uma revisão de véspera e tem como diferencial não só no horário, mas também no forte caráter motivacional. “Os estudantes terão 10h de revisão de todas as disciplinas abordadas pelo Enem. No intervalo, eles terão momentos com psicólogos que darão instruções de como se comportar durante as provas, além de motivar e tranquilizar os alunos para que fiquem relaxados no momento da prova e assim consigam aplicar todos os conhecimentos adquiridos”, explica o superintendente.
Ellen ressalta ainda que todas as revisões realizadas pela Seduc são inclusivas. “Temos sempre o cuidado de levar intérpretes de Libras para os participantes que tem deficiência”, garante Gera.
Como as demais revisões já realizadas, o material será distribuído gratuitamente, assim como o lanche no intervalo. Em 2015, o Corujão da Vitória recebeu 5 mil pessoas e em 2016, a expectativa é ultrapassar essa marca.
Em 2016, foram realizadas dez grandes revisões atendendo milhares de alunos de todo o estado, todas transmitidas ao vivo por emissoras de TV aberta, Canal Educação, rádio e por meio de ferramentas online. Ao todo, o Canal Educação atende 268 escolas ou pontos de recepção, em 180 municípios. Os estudantes podem tirar dúvidas durante as aulas por meio de um sistema de videoconferência, garantindo que elas sejam dinâmicas e interativas.
Revisões no sistema prisional
Além de ofertar revisões itinerantes nos moldes das aulas ministradas na capital, a Seduc também ampliou o acesso com revisões para pessoas privadas de liberdade no sistema prisional, em parceria com a Secretaria da Justiça (Sejus), incluindo mais aulas do que o ano anterior.
Cerca de 150 reeducandos vindos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, Penitenciária Feminina, Casa de Detenção Provisória Capitão Carlos José Gomes de Assis, Casa de Custódia, e Penitenciária Irmão Guido, matriculados no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou no Canal Educação participaram da revisão em agosto.
O Canal Educação oferta o preparatório do Enem em algumas unidades prisionais do Estado com carga horária de 15h semanais, explorando as áreas abordadas pelo exame. Anualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio realiza uma edição extra para os apenados. As provas são aplicadas cerca de um mês após a prova oficial.
Pré-Enem Seduc: reta final
A principal ação da campanha reta final é uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) que disponibilizará um passe estudantil para os alunos do 3º ano da rede pública estadual, que moram na capital, para que estes possam trafegar gratuitamente no transporte público, nos dias de aplicação das provas do Enem.
Para os alunos do interior, nos municípios que não contam com transporte público, a secretaria disponibilizará transporte escolar para garantir que os estudantes também tenham condução gratuita.
Outra novidade é o simulado comentado, que será aplicado entre os dias 10 e 14 de outubro, com o objetivo de proporcionar aos alunos a mesma experiência que eles terão nos dias de aplicação das provas do Enem.
A Seduc fará ainda uma mobilização de alcance estadual, fazendo-se presente em pontos de apoio aos alunos nos principais locais de aplicação das provas, na qual todas as 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) participarão, além de disponibilizar um Plantão Tira Dúvidas, destinado aos alunos, entre os dias de aplicação das provas.