O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, foi denunciado ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) por não efetuar a execução de emendas impositivas individuais da vereadora Maria de Fátima Carmino Pereira Dourado (PT). A representação foi apresentada ao TCE-PI na última quarta-feira (20) pela própria vereadora. O relator é o conselheiro Luciano Nunes de Sousa.
Conforme a denúncia, as emendas destinadas pela parlamentar deveriam ter sido encaminhadas até o dia 30 de setembro. Porém, tais emendas nunca foram enviadas até a data da denúncia. A parlamentar enviou um ofício a Superintendência de Planejamento (Suplam) solicitando esclarecimentos e uma reunião para tratar do assunto, mas não obteve resposta.
Posteriormente, o Ministério Público foi acionado pela parlamentar, requerendo providência em relação ao sigilo do executivo. Logo depois, o superintendente Interino de Planejamento, em um ofício encaminhado a vereadora, citou que não houve “o retorno desejável e necessário para que fossem feitas as devidas realocações de dotações no orçamento”.
Fátima Carmino ainda requereu uma audiência pública, realizada em 12 de dezembro, para resolver a situação. Ficou acordado que haveria uma reunião entre os representantes contemplados com a indicação de emendas parlamentares e o chefe do executivo com sua equipe, para estipular as expectativas de para implementar o benefício. Porém, nada foi agendado até o presente momento, segundo ela. (Fonte: Viagora)
OPINIÃO DO PORTAL:
ATITUDE CORAJOSA
Ser oposição à gestão do prefeito Mão Santa em Parnaíba é uma missão de alto risco. É preciso ter coragem, porque mexer com os interesses do atual staff governamental é ter a certeza de que vai ser alvo preferencial de ataques violentos e grosseiros tendentes à desmoralização. Questionar a lisura e as intenções de Mão Santa é o mesmo que mexer com uma infantaria pronta para disparar ataques em blogs, redes sociais ou mesmo de pontos não identificáveis. Exatamente por isso, são poucos os que têm a coragem da professora Fátima Carmino de denunciar e entrar a mira dos golpes baixos, próprios da guerrilha política que só os Morais Souza sabem contra a reputação dos seus adversários. É também é por esse motivo, que a atitude de vereadora merece ser apoiada por todos que desejam um mínimo de transparência na gestão municipal de Parnaíba.