A coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), promotora Amparo de Sousa Paz, participou, nesta terça-feira (7), do 1º Encontro Estadual dos Órgãos Integrantes da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. Promovido pela Coordenadoria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres do Piauí (CEPM), o evento, realizado na sede da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), tem como objetivo tratar da melhoria na rede de atendimento à mulher vítima de violência.
Na ocasião, a promotora Amparo de Sousa Paz destacou algumas das ações realizadas pelo Nupevid como parte atuante no enfrentamento à violência contra a mulher. Um dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo é a contínua divulgação da importância da denúncia através do Ligue 180. “Nós estamos sempre divulgando para que as mulheres denunciem, e como resultado disso, estamos em último lugar em feminicídio. Quanto mais denunciarmos, mais pouparemos a vida da mulher”, afirma a promotora.
Amparo Paz destacou ainda as melhorias que precisam ser feitas na estrutura do atendimento às vítimas. Uma delas é quanto à reforma do prédio da Casa Abrigo, lugar de acolhimento das mulheres que sofreram violência doméstica. “A situação de lá está caótica: são fossas estourando, banheiros danificados, teto com infiltração e, o mais grave, a falta de segurança. Não tem cerca elétrica funcionando, não tem um policial”, diz Amparo.
Sobre a situação, o Nupevid já formulou um relatório da visita técnica do Ministério Público à Casa Abrigo para que a Promotoria da Fazenda Pública ajuíze a ação necessária.
Além da reforma na Casa Abrigo, o Nupevid também está pleiteando a criação de delegacias da mulher com funcionamento 24h. “Queremos fazer com que o combate à violência contra a mulher se estenda para toda a sociedade. Por isso o Nupevid também realiza parcerias com órgãos, associações e entidades, a exemplo do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Fetag, River Atlético Clube e Universidade Estadual do Piauí”, finaliza a promotora Amparo Paz.
Participaram do encontro diversos órgãos componentes da Rede de Atendimento, como a Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Estadual da Segurança, Defensoria Pública do Estado, a vice-governadora Margarete Coelho e o Ministério Público.