Desembargador Erivan Lopes

Desembargador Erivan Lopes

Tomou posse nesta quarta-feira (1º) como presidente do Tribunal de Justiça do Piauí o desembargador Erivan Lopes, para o biênio 2016 a 2018. Em discurso, o magistrado afirmou que trabalhará com o objetivo dar funcionalidade e agilidade à Justiça do Piauí, tendo como uma das medidas unificação de comarcas.

Em seu discurso, o novo presidente do tribunal reafirmou o norte de sua gestão, que será um trabalho de continuidade, busca por uma melhor prestação jurisdicional e valorização da meritocracia. Comentou ainda a forma como recebeu o Tribunal, os problemas a enfrentar e os enormes desafios que tem pela frente.

Recebemos o Tribunal em parte favorável, porque os meus antecessores foram cuidadosos com a questão financeira. Mas ainda assim temos que superar muitos desafios. Segundo dados do CNJ, o Tribunal do Piauí ainda é o mais ineficiente do país. E pasmem, não é pela falta de juízes, nem de recursos, mas pela baixa produção dos magistrados e carência de informatização. O desafio é grande, mas não serão maiores que nossa vontade de fazer um Judiciário melhor. Nosso foco será a busca pela celeridade processual“, disse o Presidente em seu discurso.

Deixando o cargo, o Desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho falou que o desafio de presidir o TJ-PI é bem maior do que o que ele imaginava. Ressaltou que cumpriu sua missão e agradeceu a Deus.

Há dois anos atrás eu assumia com muitos desafios. Em minha gestão fiz o que foi possível e deixo o cargo com a missão cumprida. Se não fizemos tudo, fica o desejo de que seja feito nesta nova gestão. O desafio aqui é bem maior do que o imaginado, mas tivemos um trabalho de parceria e unidade, com ações importantíssimas, como a instalação do Processo Judicial Eletrônico. Nossa busca por uma justiça eficaz foi grande e fico com o sentimento de realização. Volto a agradecer a Deus e repito… obrigado meu Deus, Tu nunca me abandonaste“, disse o Desembargador Raimundo Eufrásio.

Quem também fez uso da palavra foi o Governador do Piauí, Wellington Dias. Rápido, ele resumiu sua fala desejando boa gestão à nova diretoria. “Em nome do povo do Piauí, desejo votos de uma feliz gestão e ficamos na esperança que essa administração seja nesta linha de modernidade e de avanços“, emendou.

Erivan José da Silva Lopes é o primeiro Promotor de Justiça a ser desembargador no TJPI preenchendo vaga reservada ao Quinto Constitucional. É natural de Santo Antônio de Lisboa ocupando a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador José Soares de Albuquerque. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Especialista em Direito Processual pela Universidade Federal do Piauí (2002). Mestrando em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Lisboa. Advogado inscrito na OAB-PI sob o nº 2.260/91 (1990 a 1996); Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (1996 a 2009).

Ao G1 Piauí, o desembargador Ricardo Gentil, novo corregedor de Justiça afirmou que a meta é que a cada R$ 3 gasto no TJ, pelo menos R$ 1 seja investido na Justiça. “Buscaremos celeridade na prestação jurisdicional. Me coloco a posição de ajudar e melhorar o trabalho da Justiça em primeiro grau. Estamos bastante confiantes”, relatou.

 

Conteúdo relevante??? Compartilhe!!!