Complexo Eólico da Ômega Energia na Pedra do Sal, em Parnaíba.

Complexo Eólico da Ômega Energia na Pedra do Sal, em Parnaíba.

Por F. Carvalho.

A empresa Omega Energia, dona de dois complexos eólicos na Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, respondeu por meio de sua assessoria de imprensa a uma entrevista do portal de notícias f5piaui.com sobre os impactos e benefícios gerados para o município e para o sistema elétrico brasileiro. Nesta entrevista, a empresa Omega responde também a algumas das indagações mais recorrentes em Parnaíba ao ponto de se questionar a importância do empreendimento.  A energia gerada na Pedra do Sal entra na rede elétrica do litoral piauiense ou é toda distribuída no sistema nacional? Quais os benefícios locais gerados pela Omega, e quais ações na área de responsabilidade social que desenvolve nas comunidades locais? Enfim, o que Parnaíba ganha com um empreendimento empresarial tão grande? Veja as respostas:
A24HORAS.COM – A Energia produzido na Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba (PI) é lançada toda sistema nacional ou há uma oferta dedicada para o litoral do Piauí?  

OMEGA ENERGIA – Em operação desde 2014, o Complexo Eólico Delta 1 está localizado na região da praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, no Piauí. A energia gerada pelo Complexo Delta é coletada pela Subestação do próprio empreendimento de onde é transportada através de uma Linha de Transmissão até Subestação Tabuleiros II no município de Parnaíba, onde é disponibilizada para os sistemas de distribuição da Eletrobras Distribuição Piauí (ED Piauí – CEPISA).

Uma vez disponibilizada a ED Piauí, a energia gerada no litoral piauiense proporciona maior segurança ao sistema local e atendimento às demandas da região, minimizando as perdas com transmissão, além de disponibilizar o excedente de energia para as demais regiões do Brasil.

A24HORAS.COM  – Quais os benefícios que a empresa oferece para a comunidade e para o município onde está instalada?

OMEGA – A Omega busca, através dos seus projetos, impactar positivamente as Comunidades onde atua, através de projetos Socioambientais e geração de empregos tanto na fase de construção como na operação dos empreendimentos.

Importante ressaltar que a energia limpa e renovável é um agente propulsor do desenvolvimento sustentável visto que proporciona mais segurança para o sistema elétrico regional (subsistema Nordeste), o que torna a região mais atrativa e preparada para o desenvolvimento da indústria local.

No caso das obras da Omega, mais de 60 % da mão de obra utilizada em seus empreendimentos foi absorvida nas comunidades locais, gerando receitas para a população, aquecendo a economia nos setores de comercio, hotelaria e serviços, entre outros.

A24HORAS.COM – Quais as ações na área de responsabilidade social que a Omega Energia desenvolve em Parnaíba (PI)?

OMEGA – As ações de responsabilidade social da Omega Energia são fundamentadas em três pilares: Educação, Geração de Emprego e Renda e Meio ambiente. Tudo isto é trabalhado dentro do Programa que chamamos Janela para o Mundo.

Programa “Janela para o Mundo” –  O Janela para o Mundo é o programa de responsabilidade social da empresa que promove ações voluntárias que vão além das obrigações econômicas, legais e éticas. O programa visa ao fortalecimento e à integração entre sociedade civil, Estado e empresa por meio de uma participação no desenvolvimento socioambiental local de forma concreta e efetiva por parte da Omega. Os projetos desenvolvidos nas comunidades locais são planejados e geridos de acordo com o contexto e a realidade de cada comunidade onde a Omega Energia atua, contribuindo para a formação da cidadania por meio da Educação para o desenvolvimento socioambiental e aperfeiçoamento para o desenvolvimento econômico.

O Programa é divido em 3 etapas: Diagnóstico, Alinhamento com a Comunidade e Implantação.

O Diagnóstico (fase 1) é o procedimento metodológico participativo para identificação das demandas sociais locais que irão subsidiar as ações do Programa Janela para o Mundo. Com base no diagnóstico realizado, na fase de alinhamento com a comunidade (fase 2), as ações a serem implantadas são definidas e validadas juntamente com atores locais envolvidos no Programa. Na fase de implantação (fase 3), as ações definidas são traduzidas em projetos executivos e tornam-se realidade nas comunidades. Por fim, são definidos atores locais que irão dar continuidade aos projetos apoiados pela Omega, resultando, assim, na auto sustentação local dos projetos. Todos os projetos do Programa Janela para o Mundo são acompanhados por uma equipe especializada, além da participação efetiva da própria comunidade.

Entre os projetos desenvolvidos aqui no Piauí, destacam-se:

Circuito Patrimônio Vivo da Ilha / Mapa Cultural: Esse projeto foi concebido para divulgar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial da Ilha Grande de Santa Isabel, situada na região do Delta do Parnaíba, no Piauí. O Circuito Patrimônio Vivo nasceu em 2012 e envolveu 600 alunos, 90% das 18 escolas públicas, 69% dos 184 professores e 32% dos alunos da Ilha. Um total de 66% dos professores nunca havia desenvolvido qualquer trabalho relacionado à cultura local. Como resultado, a disciplina de cultura local foi incluída no currículo escolar dos municípios de Parnaíba e Ilha Grande. Adicionalmente foi lançado um mapa, um livro e um DVD sobre o tema, com a coautoria dos professores, para ser usado em sala de aula, além de um website lançado em agosto/16 onde expõe esta bela história. O site pode ser acessado no endereço: www.circuitopatrimoniovivo.org.br

Geração de renda a partir da cultura local: A Omega Energia acredita no fortalecimento das associações através do apoio ao desenvolvimento das mesmas de forma a torna-las competitivas e autônomas. Como consequência, proporciona o crescimento e a perenidade destas Associações.

Nesse sentido, a empresa realizou treinamentos e ofereceu suporte técnico para nove associações localizadas no entorno do Complexo Delta 1. Abaixo algumas ações realizadas em 2014:

– 50 encontros e reuniões

– Cursos de formação de mais de 200 microempresários e produtores em atividades técnicas como artesanato e produção de doces;

– Duas edições do evento chamado de Semana Piauí Sustentável com participação de 450 pessoas;

O trabalho viabilizou que quatro das associações envolvidas vencessem editais de cultura e esporte em Parnaíba ainda em 2014.

Segurança e Educação: A Omega firmou também uma parceria com o 2º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, localizado no município de Parnaíba. Abaixo segue alguns frutos desta parceria:

  •         Formação de mais de 350 crianças de Ilha Grande e Parnaíba pelo PROERD – Programa de Erradicação das Drogas realizado pela Polícia Militar;
  •         Reforma do GPM – Grupamento Militar de Ilha Grande, proporcionando melhores condições de trabalho para o desempenho das funções dos policiais e para melhoria do atendimento à população;
  •         Construção do Posto Policial Militar avançado para operações na comunidade da Pedra do Sal, inaugurado também em agosto de 2016.

Combate à Pesca Predatória: Foi firmado com o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, um Termo de Reciprocidade para auxiliar na reforma de uma embarcação utilizada em ações de fiscalização e combate à pesca de arrasto, predatória e criminosa na região mais próxima da costa. Tal iniciativa visa mitigar a grande preocupação evidenciada pelas comunidades de pescadores artesanais da região.

Educação e Capacitação: Em parceria com o Governo do Estado e com o IFPI – Instituto Técnico Federal do Piauí, a Omega apoia a formação de jovens em um novo curso ofertado pelo PRONATEC: Técnico em Energias Renováveis. Esta formação permite que jovens busquem novas perspectivas no mercado de trabalho no setor de Geração de Energias Renováveis. Além de contribuir com a criação do curso, a Omega está construindo um laboratório técnico no IFPI em Parnaíba e disponibilizando seus colaboradores para compartilhar conhecimentos e experiências para estes jovens através de palestras e visitas aos empreendimentos.

Outra iniciativa focada na educação e na capacitação das comunidades locais é o Termo de Cooperação com o município de Ilha Grande, onde estamos construindo um novo Centro Educacional no Labino, com foco na formação técnica e reforço escola.

A24HORAS.COM  – Qual a capacidade instalada da Omega em Parnaíba (PI) em termos de oferta de energia? E em quais os outros municípios do Piauí que a Omega desenvolve suas atividades?

OMEGA – Fundada em 2008, a Omega Energia é uma companhia brasileira dedicada à geração de energia provenientes de fonte renovável, com destaque para Complexos Eólicos e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

Na região de Parnaíba, a Omega possui um Complexo Eólico em funcionamento, chamado Delta 1, e um novo Complexo em fase final de implantação, chamado Delta 2.

Delta 1 foi implantado em 2014, possui potência instalada de 70 MW;

Delta 2 está em fase final de implantação (90% de avanço físico da obra) e possui potência de 74,8 MW, totalizando então 144,8 MW na região.

Além disso, a Omega está presente em outras regiões do Brasil com empreendimentos já em operação, que são:

–  1 PCHs em Minas Gerais;

–  2 PCHs no Mato Grosso do Sul;

–  1 Complexo Eólico no Rio de Janeiro.

E em implantação, a Omega possui:

– 1 PCH em Minas Gerais (Serra das Agulhas)

– 1 Complexo Eólico no Maranhão.

A energia gerada em Parnaíba atende diretamente a demanda local, afirma Ômega Energia.

A energia gerada em Parnaíba atende diretamente a demanda local, afirma Ômega Energia.

omega-energia

Energia gerada pelos ventos é considerada a mais limpa de todas.

Energia gerada pelos ventos é considerada a mais limpa de todas.

Conteúdo relevante??? Compartilhe!!!