O governo do estado anunciou nessa terça-feira (28) a retomada de obras e alteração no calendário de entrega dos servicos no Piauí. Segundo o secretário estadual de transportes, Guilhermano Pires, todas as construções em andamentos e em processo de licitação serão entregues ou iniciadas ainda este ano.
Conforme o secretário, as obras de ampliação e alargamento da Ponte Juscelino Kubistchek, que faz a ligação das avenidas João XXIII e Avenida Frei Serafim, devem ser finalizadas até final de abril. Ele explicou que a demora na entrega foi devido ao estado da estrutura do local, que precisou de reforço.
“Com o início das obras percebemos que a estrutura da ponte estava pior do que imaginava na época da licitação. O tempo gasto na obra foi para fazer a composição das lajes e outros reforços, mas até final de abril vamos entregar a ponte do meio com todos os acessos”, declarou.
Com a ponte concluída, quem deixa a Avenida Frei Serafim e vai para a Zona Leste terá três faixas, ao invés de duas. Além disso, o local terá uma faixa exclusiva para pedestres e outras duas para ônibus, uma em cada sentido.
As obras na Ponte Juscelino Kubistchek começaram ainda no ano de 2013, com a aplicação de mais de R$ 18 milhões. Um ano após o início dos trabalhos na via, a obra foi suspensa por diversas vezes, isso porque o projeto inicial não previu os acessos à nova via e por conta disso, os trabalhos foram paralisados, o que causou polêmica na época. Mais R$ 5,5 milhões foram destinados para construção as alças.
Já a obra do Rodoanel, o secretário destacou a estrutura encontra-se com mais 95% concluída. Dos 28 km, 25 km foram afastados e as intervenções mais caras, que são as pontes e viadutos, estão prontas. “Além de fluir o tráfego de caminhões na Zona Sul de Teresina, esta obra será um vetor da economia da capital, atraindo nova indústrias e transportadoras”, falou.
Ainda em Teresina, a obra do metrô tem expectativa de sair ainda este ano. De acordo com Guilhermano Pires, metade dos recursos estão garantidos e nos próximos 60 dias o governo deve lançar o pregão para a aquisição de novos trens. “Até julho pretendemos lançar o Regime Diferenciado de Contratações Públicas para a execução das obras de melhorias dos trilhos e estações”, completou.
Sobre a construção do Porto dos Tatus, em Ilha Grande, no Litoral piauiense, o secretário lembrou que o governo conseguiu a licença ambiental e já abriu a licitação da obra. “Até a segunda quinzena de abril teremos a obra contratada”, ressaltou. (G1)