Com a presença do presidente da Academia Parnaibana de Letras (APAL), Antônio de Pádua Santos, do presidente da Fecomércio Sesc/Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, conselheiros do Sesc e do Senac e várias personalidades locais foi lançado o livro de poesias Parnárias. O evento aconteceu na noite da última quinta-feira (7), no Teatro do Sesc Avenida, em Parnaíba.
Parnárias é um livro de poesias sobre Parnaíba com a participação de 30 poetas parnaibanos contemporâneos e póstumos. A obra é assinada pelos poetas Alcenor Candeira Filho, Elmar Carvalho e Inácio Marinheiro.
São 64 poemas que exaltam a beleza exuberante, os costumes e as pessoas da cidade, considerada a Princesa do Norte do Piauí.
A noite especial teve apresentação da Orquestra Jovem do Sesc da Parnaíba, sob a regência do maestro Wellington Emanuel da Silva, falas dos autores sobre as poesias constantes na obra e o discurso do presidente da Fecomércio Sesc/Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, sobre a importância de preservar a cultura de um povo.
“A Cultura é a identidade de um povo. Eu estou muito feliz com a essa obra tão importante para Parnaíba. Quando assumi a Fecomércio em 2002 trabalhei para resgatar a Orquestra da Parnaíba. A primeira Orquestra do Brasil foi criada aqui em Parnaíba. Era formada por escravos que aprenderam a tocar os instrumentos na Europa”, destaca Valdeci.
Os autores do livro Parnárias agradeceram ao Sesc pelo incentivo para a impressão da obra – considerada uma das mais importantes para a Cultura da cidade.