Os municípios de Luís Correia e Parnaíba comemoraram na terça-feira, 09 de julho, o dia municipal da Tartatuga Marinha, a data lembra a Fundação do Instituto Tartarugas do Delta, uma Instituição sem fins lucrativos que promove ações de Pesquisa e Educação Ambiental na região da APA Delta do Parnaíba.
Entre as conquistas, o Instituto Tartarugas do Delta comemora com muita satisfação algumas conquistas ao longo dos 13 anos de trabalho realizado na região:
I- Reconhecimento da Tartaruga Marinha como Patrimônio Natural do Estado do Piauí (Lei n° 6.884/2016)
II- Portaria municipal (N°989/2018) que proíbe o tráfego de veículos nas praias de Luís Correia.
III- Reconhecimento do litoral piauiense como área regular de desova de tartarugas marinhas no Guia de Licenciamento Tartarugas marinhas: diretrizes para Avaliação e Mitigação de Impactos de Empreendimentos Costeiros e Marinhos.
IV- Participação no processo de elaboração do Plano de Manejo da APA Delta do Parnaíba
V- Participação na Rede de Tartarugas Marinha do Nordeste – RATAMANE
VI- Desenvolvimento de Pesquisa com a tartaruga-de-couro através do monitoramento via satélite com financiamento da Shell Brasil.
VII- Monitoramos mais de 60 fêmeas em comportamento reprodutivo no litoral piauiense desde 2014. Estas fêmeas retornam para as nossas praias a cada 2 ou 3 anos para confeccionar os ninhos.
VIII- Liberamos na temporada de 2019 mais de 10 mil filhotes de tartarugas marinhas (trabalhado ainda em andamento).
Os resultados dos trabalhos de pesquisa e conservação realizados pelo Instituto Tartarugas do Delta apresentaram a região da APA Delta do Parnaíba como área importante para manutenção das espécies de tartarugas marinhas e das praias de desovas.
Conservação ambiental gera sustentabilidade social, agrega valor turístico para região, promove desenvolvimento local e qualidade de vida para as pessoas que residem nesse território.