Decisão Judicial aponta erros da Pesquisa Data Max em Parnaíba.

Decisão Judicial aponta erros da Pesquisa Data Max em Parnaíba.

A justiça Eleitoral determinou a suspensão imediata de toda e qualquer divulgação da pesquisa do Instituto Data Max sobre as eleições em Parnaíba, divulgada na noite desta última quinta-feira (28) por apresentar diversos erros que tiram toda a credibilidade do levantamento. Entre os erros grosseiros está a soma superior a 100%, desrespeitando regras estatísticas, em quesitos importantes como o da ponderação quanto ao grau de instrução, entre outras falhas que desmoralizam o resultado final da pesquisa Data Max. A própria decisão liminar da Justiça Eleitoral de Parnaíba afirma: “…tamanho equívoco da ponderação em testilha fere a técnica necessária da ciência estatística e esperada para a realização da pesquisa”.

Estão obrigados a cumprir a decisão judicial as partes representadas, quais sejam o Instituto Data Max, a Coligação a Cidade é o Povo, o candidato Mão Santa, a coligação Acorda Parnaíba, o candidato Gerivaldo Benício, a Coligação Liberta Parnaíba e o candidato Tererê.  A representação foi ajuizada pela Coligação União pela Parnaíba por identificar o risco de manipulação de informações constantes na pesquisa do Instituto Data Max, que teve sua divulgação inicialmente pela TV Antena 10, de Teresina.

Além de outras punições cabíveis, a Justiça Eleitoral determinou multa diária de R$ 20 mil, além das demais sanções previstas na resolução n° 23.453/2015 para quem divulgar a pesquisa, por considerar os riscos que pode acarretar para tranquilidade do pleito eleitoral do próximo domingo.

INSTITUTO DATA MAX ESTÁ DESMORALIZADO

A medida judicial de suspender a divulgação da pesquisa desmoraliza a mesma, que vem sendo divulgada em redes sociais e meios de comunicação, não como instrumento de informação, mas de persuasão eleitoral. A desautorização da pesquisa, mesmo depois de divulgada, fulmina de vez a sua credibilidade, não devendo ser utilizada pelos cidadãos parnaibanos como qualquer tipo de orientação. Em resumo, a pesquisa Data Max publicada nesta quinta-feira, dia 28, está desmoralizada pelos próprios erros demonstrados pela coligação autora da representação e aceitas pelo Poder Judiciário como procedentes.

Vale ressaltar, que o mesmo instituto Data Max vem sendo alvo de processos judiciais em varias cidades do Piauí e suspeitas de sua utilização para o cometimento de fraudes estatísticas em benefício de candidatos, e para prejudicar outros.

Conteúdo relevante??? Compartilhe!!!