O município de Parnaíba obteve nota máxima na segunda avaliação do Ranking Nacional Transparência, realizado pelo Ministério Público Federal (MPF) em todo o Brasil. A ação traz um grande impacto positivo que vai fortalecer o controle social sobre a máquina administrativa. Parnaíba e mais três cidades do Piauí atingiu nota 10 em seus portal de transparência.
Na primeira análise dos portais no ano de 2015, somente sete municípios e um Estado conquistaram nota 10 na avaliação. Nesta segunda análise, o número de municípios com a nota máxima subiu para 120, enquanto o de Estados subiu para três.
A avaliação se baseou em um questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez. Após avaliação do Ministério Público Federal no portal da transparência de Parnaíba foi dada a nota máxima.