Por Tércio Solano – Jornalista e pesquisador
De Recife-PE
Conforme o provérbio, a imagem fala mais que mil palavras. Por tanto,vimos neste retrospecto um pouco da história, e importância da ZPE- Zona de Processamento de Exportação. Onde ressaltamos que, neste segmento em Parnaíba, o empresário Vicente de Paulo Correia, foi o pioneiro na exportação, ao embarcar desta cidade para a China, o primeiro carregamento por via área Parnaíba/ Hong Kong.
O embarque então compreendia cinco volumes (vê foto), contendo o exótico peixe conhecido como “Cavalo Marinho”, cuja mercadoria foi exportada pela firma Casa Marc Jacob S/A em Parnaíba, tradicional freguesa da Companhia Asiática. O produto tipo exportação, com rótulos gravados nas caixas que comprovavam a marca e a qualidade da mercadoria, datava o embarque em 10 de outubro de 1970: Remetente Casa Marc Jacob S/A-Parnaíba no Estado do Piauí – Pais Brasil. Destinatário; Lusitano; Products Enterprises 36 Wing Shing Building 32D-PL-253/259 – Quen Road Central – Kong- Kong China – Contendo Cavalo Marinho 32-KG, com 5 volumes.
No ato do primeiro embarque a nível internacional, estavam presentes no Aeroporto de Parnaíba, a senhora Campos Silva, funcionária da Receita Federal, além do senhor Marcel Seligmann, diretor comercial da Casa Marc Jacob, Luiz Magno, do Banco do Brasil, Vicente Correia, agente da Varig, Manuel Duarte Raposo, do Serviço de Economia Rural, e o senhor Cordeiro, conceituado e antigo funcionário desta firma.
Por coincidência, o primeiro embarque por via aérea transportando o peixe Cavalo Marinho, como citamos, saiu de Parnaíba para a China. Foi nesse continente asiático, o qual apontou o professor da UFPI, e empresário, Renato Santos Junior, numa de suas relevantes palestras, para alunos de contabilidade e economia, que o então presidente José Sarney, criou a ZPE no Brasil, após visitar à China, em 1988.
Com uma visão global sobre a matéria, Renato Santos defendia a criação de uma ZPE, em Parnaíba. Segundo o professor, na China esta modalidade foi denominada de plataforma de exportações e já existia desde os anos 70, como resultado de uma abertura econômica, após o período da Revolução Cultural, com o presidente Deng Shiao Ping.
De acordo com o professor, durante a palestra, explicou, que a economia daquela nação tinha muita semelhança com a brasileira, que no mesmo período cresceu mais de quatro vezes, passando de 12,7 bilhões de dólares para 53 bilhões. Na época, a China passava a possuir 230 plataformas de exportações em atividade e seu crescimento atingia 14%. Devido esse incremento, Países vizinhos como a Coréia Cingapura e Malásia, imitaram o exemplo.
Destacou ainda. Os Estados Unidos trataram de expandir suas zonas de processamento temendo uma elevação na concorrência mundial. Lembrando que, o Pais americano, possuía 157 delas em funcionamento e mais 243 subzonas de exportação, concluiu.
…
Condensado do Livro – “Parnaíba na História da Aviação-
Do autor jornalista e escritor -João Tércio Solano Lopes- Copyright Tércio Solano -2009