Raul Bacellar, uma personalidade da história de Parnaíba.

Raul Bacellar, uma personalidade da história de Parnaíba.

Se vivo estivesse, o Dr. Raul Furtado Bacellar teria completado, no dia 26 de maio de 2016, cento e vinte e cinco (125) anos de existência. Faleceu em 12 de novembro 1996, em Parnaíba-Piauí, onde foi sepultado. Nascido na cidade do Brejo dos Arapurus, Estado do Maranhão, em 26 de maio de 1891, graduou-se em Farmácia-química e Professor em Letras, em Belém do Pará, aos 20 anos de idade, logo iniciando suas atividades para cuidar de impaludados e portadores de outras doenças tropicais na região do baixo amazonas, como assistente do cientista Oswaldo Cruz. Chegou a Parnaíba(PI) no ano de 1920 para servir, como farmacêutico, na então Estrada de Ferro Central do Piahuy. Montou sua Pharmácia do Povo, no centro de Parnaíba, no ano de 1927. Ao longo dos seus 86 anos de sacerdócio profissional acreditava haver curado mais de um (01) milhão de pessoas de diferentes idades e, em especial, de crianças e de idosos, a quem dedicava especial carinho.

Exerceu importantes outros cargos na cidade: Professor, Jornalista, Escritor e Juiz de Direito. Participou da criação de diversas entidades, dentre as quais: Rotary Club, Grupo de Escoteiros de Parnaíba, Associação Parnaibana de Imprensa, Casa do Jornalista, Academia Parnaibana de Letras. Recebeu os títulos de Cidadão Parnaibano e Cidadão Piauiense. Foi agraciado com o título de Comendador da Ordem do Mérito Renascença do Piauí, maior honraria instituída pelo Governo do Estado.

Também agraciado com a Medalha do Mérito Farmacêutico do Brasil pelos seus relevantes trabalhos de pesquisa cientifica na área da farmacologia. Tornou-se Professor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piaui. Criou a Fundação que leva o seu nome, mantenedora da Pharmácia do Povo – Museu Vivo, instalado no Espago Cultural Porto das Barcas, no ano de 1994, já tendo sido visitado, aos dias atuais (julho/2016), por mais de 175 mil pessoas das mais diferentes regiões do Brasil e do exterior. Do livro de sua autoria “Palavras a Amigos”, cultivou esta máxima lição: “Ninguém é grande nem pequeno neste mundo pela vida que leva, pomposa ou obscura. A categoria em que temos de classificar a importância dos homens e das mulheres deduz-se do valor dos atos que praticam, das ideias que difundem, dos sentimentos e serviços que oferecem aos seus semelhantes”.

Assim viveu o Dr. Raul Furtado Bacellar, ao longo dos seus 106 anos de existência, considerado o mais idoso farmacêutico do Brasil, em plena atividade, (resultado de pesquisa de âmbito nacional da Fundação Roberto Marinho/Laboratório Roche, em 1982) constituindo-se numa das personalidades mais notáveis de sua época.

Conteúdo relevante??? Compartilhe!!!