A Caixa Econômica Federal (CEF) iniciou nesta sexta-feira (10) a primeira etapa de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de contas inativas. Na maior agência de Teresina, localizada no Centro da cidade, o atendimento que iniciou às 8h foi rápido e acumulou poucas filas.
O jovem Ricardo Bezerra dos Santos é ajudante de pedreiro e atualmente não está trabalhando, já que há 25 dias ele foi atropelado por uma moto. Precisando de dinheiro, o ajudante chegou às 5h30 e espera conseguir retirar o benefício. “Como eu tive que ficar sem trabalhar, estou precisando do dinheiro para comprar meus remédios e poder melhorar logo. Fiquei sabendo pelo jornal e cheguei cedo para ter certeza de que será resolvido”, contou.
Cerca de 30 minutos depois do início do atendimento, Ricardo saiu da agência com um sorriso no rosto. Segundo ele, os R$ 763 foi bem mais do que imaginava. “Estou aliviado, vou comprar meus remédios, melhorar e voltar a trabalhar. A demora foi apenas por conta do meu cartão, mas o atendimento está sendo muito rápido. Agora é recomeçar”, disse o ajudante de pedreiro.
Luiz Antônio de Carvalho Silva de 60 anos trabalha como pedreiro e conseguiu ficar em um dos primeiros lugares na fila de espera. Para ele, na situação em que se encontra, todo dinheiro é bem vindo.
“Diferente do colega aqui do lado, estou trabalhando, mas ainda assim tenho dívidas que quero quitar. Ainda não sei o valor que tem disponível para mim, mas espero que seja um valor razoável e que eu possa pagar algumas contas”, disse.
O pedreiro Luiz não teve a mesma felicidade que Ricardo. Sem ter como esperar, deixou a agência 45 minutos depois sem o benefício. “Eu pensei que fosse algo mais fácil. Estou com um problema no meu cartão e eles não conseguiram me ajudar. Nem olhar o valor que eu tenho pra receber eles conseguiram. Não posso mais esperar, vou voltar aqui depois com minha filha, ela sabe melhor como são essas coisas”, contou.
A técnica em enfermagem Maria dos Anjos de 58 anos entrou e saiu rapidamente da agência. Ela é natural de Curimatá, município localizado a 775 km ao Sul da capital, e como ainda tem residência no local não conseguiu retirar o benefício.
“Eles me disseram que tenho que procurar a cidade mais próxima de Curimatá que tenha agência da Caixa Econômica, que no caso é a agência de Bom Jesus. Mesmo tendo uma resposta negativa ao menos eu tentei e quando voltar a minha cidade, passo na agência de Bom Jesus antes”, falou.
Para o gerente geral da Caixa na agência Conselheiro Saraiva, Paulo César Linhares, o expediente desta sexta-feira (10) será a consolidação de um trabalho que já vem acontecendo há meses. “Já vínhamos trabalhando nisso a algum tempo, ensaiando, por isso nossas expectativas são as melhores. Queremos apenas que tudo transcorra com normalidade e que nossos clientes consigam sacar o que lhes são de direito”, disse.
De acordo com a Caixa Econômica Federal no Piauí, estima-se que 20 mil pessoas retirem o benefício em todo o estado nesta primeira etapa. Aqueles que tiverem conta na Caixa, o dinheiro será debitado na conta. O funcionamento das agências será de segunda a sexta das 8h às 16h e aos sábado das 9h às 15h. (G1Piauí)