A Secretaria de Justiça do Piauí, através da Coordenação de Assuntos Religiosos e da Diretoria de Humanização e Reintegração Social, organizou, neste sábado (17), na Colônia Agrícola Major César Oliveira, que fica em Altos, o Seminário de Vida no Espírito Santo, realizado pela comunidade católica Shalom.
O Seminário tem com objetivo fazer a pregação religiosa católica através de programação com atividades como palestras e dinâmicas. Essas atividades, no caso do sistema prisional, são adaptadas à realidade das pessoas privadas de liberdade e buscam, dessa forma, trabalhar o processo de ressocialização, através da religiosidade.
“Dentro das ações de apoio religioso que a Secretaria de Justiça desenvolve nas penitenciárias, o Seminário de Vida no Espírito Santo surge como uma nova forma de trabalhar a construção pessoal dos reeducandos, vislumbrando o resultado na efetiva reinserção social”, pontua a assistente social Cibelle Mello.
De acordo com a Coordenação de Assuntos Religiosos da Secretaria de Justiça do Piauí, 15 instituições religiosas vêm desenvolvendo, hoje, ações junto às pessoas privadas de liberdade nos presídios do Estado, promovendo atividades como batizados, missas e cultos, confissões, palestras e outras.
O secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, ressalta que a gestão no sistema prisional do Piauí se baseia em três diretrizes principais: educação, trabalho e religiosidade. “Só é possível humanizar o sistema prisional, dando, assim, uma perspectiva de mudança às pessoas privadas de liberdade, se nos orientarmos nessas diretrizes”, frisa.