“Um marco histórico na cidade de Barras”. A inauguração do Senac em Barras reuniu personalidades políticas, empresariais e sociais do Piauí na noite do dia 30 de junho. A solenidade foi bastante prestigiada, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, do prefeito Edilson Sérvulo de Sousa, do deputado federal Júlio César Lima, do deputado estadual Georgiano Lima, da diretora regional do Senac no Piauí, Elaine Dias, além de vereadores, secretários municipais, conselheiros e diretores do Senac e do Sesc no Piauí.
Durante a solenidade, foram homenageadas sete personalidades de Barras, entre elas o prefeito Edilson Sérvulo de Sousa, os ex-prefeitos José Ribamar Pereira – o Cabelouro – e Joaquim Lucas, um dos primeiros prefeitos do Município e José Osório Pires da Mota, que administrou a cidade no final de
década de 40 e teve sua administração marcada pela construção da usina termoelétrica movida à lenha no município.
Também foram homenageados o saudoso médico e um dos maiores produtores rurais do Nordeste, Juarez Rocha, o escritor barrense Wilson
Gonçalves, da Academia Piauiense de Letras, e a cabeleireira Conceição Costa da Rocha que, após fazer vários cursos de formação profissional no Senac, abriu seu salão de beleza em Barras no início da década de 90 e permanece com o empreendimento até os dias atuais.
Em seu discurso, Valdeci Cavalcante destacou as inúmeras obras em todo o estado do Piauí, entre elas, a nova sede da Fecomércio em Parnaíba. O presidente fez também um agradecimento especial pelo apoio que recebeu na cidade para a instalação do mais novo prédio do Senac. “Agradeço imensamente à prefeitura de Barras pela doação do terreno em área estratégica da cidade. A chegada do Senac em Barras vai beneficiar toda a cidade e regiões circunvizinhas, fortalecendo o comércio e a economia local”, enfatizou.
Capacidade para 13 mil atendimentos por ano
Construído em terreno doado pela Prefeitura de Barras, o empreendimento possui 22 ambientes pedagógicos com capacidade para realizar 13.000 atendimentos por ano. São três pavimentos com elevador, biblioteca, auditório com 150 lugares, laboratório de saúde, quatro laboratórios de informática, dois laboratórios de imagem pessoal com salão de beleza, maquiagem, manicure e sala de estética.
O prédio conta também com sala de moda, sala de conservação e zeladoria, sala de artes, sete salas de aula convencionais e centro gastronômico com cozinha didática. Considerado umas das principais obras da cidade, o Centro de Educação Profissional José Osório Pires da Mota é totalmente adaptado para pessoas com necessidades especiais, possui sistema de monitoramento com câmeras de TV digital, gerador de energia elétrica e estacionamento.
A mais nova unidade do Senac os mais diversos cursos nas áreas de Artes, Beleza, Comércio, Comunicação, Conservação e Zeladoria, Design, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Informática, Meio Ambiente, Moda, Produção de Alimentos, Saúde e Segurança.