Depois de ser por muito tempo umas das vergonhas de Parnaíba no tocante a aspectos sociais e paisagísticos a Praça Coronel Jonas, no Centro de Parnaíba, volta a mexer positivamente com o orgulho dos parnaibanos devido à sua a restauração feita pela Prefeitura de Parnaíba, por iniciativa do prefeito Florentino Neto. O resgate do espaço público e sua devolução para população de Parnaíba acontecerá nesta sexta-feira, dia 1° de julho, às 9h da manhã, numa cerimônia organizada pela Prefeitura. A nova Praça Coronel Jonas volta a embelezar a área central de Parnaíba, onde até pouco tempo existia um camelódromo formado de barracas precárias, sem a mínima estrutura para os trabalhadores e clientes que frequentavam.
A restauração da nova Praça Coronel Jonas obedece a um projeto arquitetônico e paisagístico focado nas características anteriores à sua ocupação no final da década de 1980, por determinação do prefeito da época. Além do resgate de um importante espaço público, o centro da cidade recupera também antigas áreas de estacionamento, tanto para automóveis, quanto para motocicletas.
O paisagismo da nova Praça Coronel Jonas valoriza as mesmas árvores existentes que passaram por cuidados fitossanitários, além da implantação de outras espécies ornamentais. A estrutura inclui bancos de praça, iluminação especial, piso de bloquetes de cimento e outros itens à atura da importância histórica do local.
OPINIÃO DO EDITOR
Tudo começa pela primeira impressão
A restauração da Praça Coronel Jonas, no centro de Parnaíba, é uma obra que vale muito mais pelo seu valor afetivo para a cidade de Parnaíba, mexendo diretamente com o orgulho e o sentimento de várias gerações de parnaibanos e demais admiradores desta cidade. A iniciativa do prefeito Florentino Neto é bastante louvável e digna de uma administração que vai muito além da essência utilitária do concreto, mas que se preocupa também com a dimensão humana, o estado de ânimo do povo.
Investir em praças é promover a convivência; é proporcionar encontros, fortalecimento de amizades e o surgimento de novos laços de afeto positivo; é valorizar as pessoas! Além disso, investir em paisagismo cria novas impressões nos visitantes. E, são por causa dessas impressões positivas que muitos visitantes tomam decisões como as de querer conhecer melhor a cidade, sua história e suas vocações. Dessa aproximação pode surgir o desejo de morar na cidade e até fazer investimentos empresariais. Tudo começa por uma primeira impressão sobre a cidade, sendo o paisagismo dos espaços públicos importante chamarizes de atenção.
O prefeito Florentino está certo em investir nesse aspecto plástico da cidade. Ainda é pouco? É. De fato ainda é pouco, porque a cidade é grande, os desafios maiores… Mas, é bom perceber que o ideal está sendo perseguido com vontade e, acima de tudo, com sentimento. (DA REDAÇÃO DO A24HORAS.COM)